sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Chocolate meio-amargo reduz pressão

amargo reduz pressão
Polifenóis presentes no produto meio-amargo trariam benefícios
Cientistas alemães sugeriram que um pouco de chocolate meio-amargo por dia pode ajudar a controlar a pressão sangüínea e reduzir os riscos de ataques cardíacos.
Em um artigo publicado no Journal of American Medicine (JAMA), eles descreveram uma pesquisa feita com 44 pessoas que apresentavam problemas de pressão alta.

As pessoas foram divididas em dois grupos: o primeiro teve direito a comer 6 g diárias de chocolate meio-amargo; o segundo, a mesma quantidade de chocolate branco.

Depois de 18 semanas, os pesquisadores observaram que a pressão sangüínea dos primeiros caiu levemente, enquanto entre os segundos nenhuma mudança foi verificada.

Mas a Fundação Britânica para o Coração alertou que o chocolate é "um prazer, e não um tratamento".

Benefícios

A sugestão de que o cacau traz benefícios à saúde não é nova, e pesquisas anteriores haviam sugerido que o alimento poderia inclusive reduzir a pressão sangüínea.

A razão seria a presença dos chamadas polifenóis, presentes no chocolate meio-amargo, mas não no branco utilizado na experiência.

No entanto, até então se pensava que os benefícios só viriam com a ingestão de grandes quantidades de chocolate, que seriam anulados pelos efeitos do alto consumo de açúcar e gordura.

Mas os pesquisadores do Hospital Universitário de Colônia disseram que os benefícios poderiam ser alcançados com a ingestão de uma quantidade equivalente a apenas 30 calorias.

Nenhuma das pessoas que comeram chocolate meio-amargo registrou mudanças no peso ou nos níveis de glicose e lipídios.

Em compensação, registraram uma redução na pressão sangüínea que os pesquisadores classificaram de "pequena, mas notável".

Exageros

No artigo, eles disseram que é mais fácil convencer pessoas com problemas de pressão a consumir uma quantidade pequena de chocolate por dia que pedir "mudanças de comportamento complexas".

Mas a nutricionista da Fundação Britânica do Coração, Sara Stanner, alertou para o risco de tal estratégia levar pacientes cardíacos a exagerar no consumo de chocolate.

"Frutas e vegetais também provêm uma série de polifenóis, assim como vitaminas e minerais importantes", ela disse.

"Comer cinco ou mais porções de frutas e vegetais por dia é portanto a melhor maneira de proteger o coração – e não é preciso se preocupar com os exageros."

Fonte: bbc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.