segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Dor de cabeça pode ser ocupacional ?

ENXAQUECA : uma tempestade dentro de sua cabeça
A ciência ainda não pode explicar porque algumas pessoas sofrem de enxaqueca, mas saiba que ela pode tornar grande parte de sua vida uma tortura

O que é ?

É a síndrome constituída por dores periódicas na cabeça, geralmente sentidas apenas de um lado, acompanhadas ou não de náusea e vômito.

A crise de enxaqueca tem tempo variável, em algumas pessoas dura 3 horas em outras alguns dias. A dor pode ser muito forte, chegando a impossibilitar o paciente de desenvolver suas atividades rotineiras, obrigando-o a ficar isolado em local silencioso e com pouca luminosidade.

Existem as enxaquecas primárias, onde a dor de cabeça é a própria doença e a secundária, onde a dor é um sintoma de alguma outra patologia (sinusite, distúrbio hormonal, abcesso dentário, um tumor cerebral, etc.)

A enxaqueca ocorre devido uma disfunção hereditária, episódica, na liberação de substancias químicas inibitórias da sensação de dor, como a beta-endorfina e a serotonina. Estas substâncias inibitórias existem para que não sintamos dores desnecessárias, como por exemplo o roçar da roupa no nosso corpo.

No indivíduo com enxaqueca há uma diminuição destas substâncias, então a pessoa sentirá dor de cabeça intensa, mesmo com as funções normais (fisiológicas) do seu organismo.

Alguns pacientes têm enxaqueca com aura, que é a visão de pontos ou traços brilhantes. Isto permanece por aproximadamente 20 minutos. A proporção de pacientes com enxaqueca que sentem a aura é de 10 a 15%.

CEFALÉIA é a sensação dolorosa na cabeça, pescoço e face. Podem ser primárias ou secundárias. Primárias são a própria doença e sintoma, são aquelas causadas por distúrbios bioquímicos do próprio cérebro que levam à dor por mau funcionamento de neurotransmissores e/ou seus receptores.

Secundárias são causadas por problemas em outras regiões do corpo: tensão muscular (contração exagerada) dos ombros, pescoço, couro cabeludo ou face (esta é a mais comum), meningites, tumores cerebrais, aneurismas, problemas nos olhos, ouvidos, ou um simples resfriado.

Como prevenir ?

É muito importante para quem sofre e quer controlar dores de cabeça, a prática regular de exercícios físicos. Atividades aeróbicas vigorosas estimulam as substâncias do cérebro como a seretonina, endorfina e outras que fazem diminuir a percepção das dores . A seretonina é uma substância relacionada ao sono e humor dos indivíduos e pode ser aumentada com a prática regular de exercícios.

Previne-se também evitando determinados alimentos como cafeína, chocolate, álcool, queijos e limitando o estresse.

Como se trata a enxaqueca ?

Através da prática de exercícios, a diminuição da dor de cabeça pelo esforço físico pode ocorrer devido a vasoconstrição das veias do crânio, assim como o aumento da liberação de epinefrina, esteróides e outras substâncias químicas.

Através do controle de fatores predisponentes como o fumo, álcool, sono, estresse, fadiga, ingestão de certos alimentos.

Através de terapia preventiva, utilizando-se medicações, como: betabloqueadores, antiinflamatórios não hormonais, antidepressivos tricíclicos e anticonvulsivantes para impedir crises.

Através de terapia abortiva, fazendo uso de medicações como: ergotamina, dihidroergotamina e triptanos para sair da crise.

Através da Acupuntura, para os apreciadores da medicina tradicional chinesa, já que nosso corpo não funciona apenas com o fator químico - biológico, mas também com eletricidade. Esta energia eletrônica controla todas as outras funções e, a Acupuntura, controlando a energia, consegue comandar as outras funções do organismo. Os efeitos da Acupuntura são iguais aos da serotonina, neuromediador produzido em nosso cérebro. Graças ao seu poder de produzir endorfinas logo no início da sessão, a Acupuntura leva o paciente a experimentar alívio após sua aplicação, seja com uso de agulhas, eletro-estimulação, esferas, sementes ou laser.

Fonte: Pesquisa feita em textos de: Ciervo CA, Gallagher RM, Mueller L, Perrino, Peters ML, Turner SM, Blanchard EB. . Headache Quarterly, Current Treatment and Reseach 1996, McCrory P. Physician & Sports Medicine 1997, DR. GILBERTO AGOSTINHO - JARDIM PAULISTA e site de Dicas de Saúde e repassada para a INTRANET/SEC pela SUDEPE/DIPES/CDP - PROGRAMA SAÚDE OCUPACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.