sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Manual de segurança, Higiene e Saúde do Trabalho

O Manual de referência para a prevenção de riscos profissionais


O Manual «Segurança, Higiene e Saúde do Trabalho» tem-se revelado um instrumento de consulta indispensável para todos os profissionais, com informação legislativa actual e ferramentas prontas a utilizar.


Quer garantir o cumprimento da legislação em vigor e ter essa informação sempre actualizada?
Necessita de orientações para organizar os serviços de saúde e segurança na sua empresa?
Deseja reduzir os comportamentos de risco?
Precisa de ferramentas de trabalho para verificação das condições dos postos e dos equipamentos de trabalho?
Procura exemplos, minutas e casos práticos que o(a) ajudem na elaboração dos seus documentos?
Finalmente, com uma única publicação (Manual e CD-ROM) saberá o que fazer, quando fazer e como fazer para:

Garantir o cumprimento atempado das obrigações e o conhecimento das responsabilidades em matéria de saúde e segurança no trabalho;

Preparar-se para uma possível inspecção do trabalho;

Implementar um sistema de gestão da prevenção eficaz;

Organizar, planificar, implementar e gerir as actividades dos serviços de prevenção na empresa, de acordo com a política de SHST previamente definida e com a legislação em vigor;

Esclarecer dúvidas e apreender melhor os conceitos e as técnicas através dos casos práticos e exemplos apresentados, adaptados à realidade portuguesa;

Conhecer as especificidades de prevenção para actividades de risco, onde os acidentes de trabalho e as doenças profissionais são mais frequentes, como a actividade industrial, a construção civil, os trabalhos em electricidade, os trabalhos em altura, os trabalhos com máquinas, o manuseamento de químicos, a movimentação de cargas, etc.;
Saber como actuar em caso de acidente ou emergência: primeiros-socorros, quando e a quem participar e quais as consequências da não participação devida;

Seleccionar os equipamentos de protecção individual mais adequados ao trabalho a realizar, determinar os custos de um acidente de trabalho e efectuar análises e levantamentos das condições de trabalho, em diversas circunstâncias, utilizando checklists, mapas, folhas de cálculo e guias de avaliação de riscos, permitindo traçar um diagnóstico para a determinação de medidas de prevenção e correcção.

Fonte :Verlag Dashofer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.