sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Biotecnologia e Doenças

Aqui estão citados alguns microorganismos que poderiam ser usados como armas biológicas.


Doença
Transmissão
Sintomas
Tratamento
Prevenção

Antrax - Doença causada pelo Bacillus anthracis. A inalação de esporos costuma ser fatal. Por inalação, ingestão de alimentos contaminados ou contato dos esporos com a pele. Quando a bactéria é inalada, problemas respiratórios surgem depois de 7 dias de incubação. Antibióticos, como o ciprofloxacino. Quanto mais tardio o tratamento, menores as chances de cura. Existe uma vacina eficaz, mas de uso restrito a militares.
Varíola - o vírus Poxvirus variolae, que provoca erupções no corpo, foi erradicada em 1977. Boa parte das pessoas não estão imunizadas. Por meio de gotas de saliva de pessoas contaminadas.
Febre, fadiga e dores, seguidas de erupções cutâneas. O vírus não reage a nenhum remédio. Existe uma vacina eficaz.
Botulismo - colapso muscular causado pela toxina liberada pela bactéria Clostridium botulinum. Ingestão de água ou comida contaminadas pela bactéria. Visão em dobro, fraqueza e boca seca, que podem evoluir para uma letal paralisia dos pulmões. A doença regride com remédios chamados antitoxinas. Existe uma vacina eficaz.
Peste bubônica - causada pela bactéria Yersinia pestis, que é encontrada em roedores e pulgas que picaram esses animais. Além das picadas de pulgas contaminadas. Febre alta, dor de cabeça e fraqueza. Mata 50% das pessoas não-tratadas. Antibióticos devem ser ministrados até 24 horas depois dos primeiros sintomas. A vacina existente não funcionaria no caso de ataque terrorista.
Tularemia - doença rara, mas contagiosa, provocada pela bactéria Francisella tularensis. Mata 5 em cada 1.000 vítimas. Contato do homem com roedores ou mosquitos contaminados. Vômitos, febre e pneumonia. Se não for tratada, pode matar em duas semanas. Antibióticos como a estreptomicina e a gentamicina. Os resultados de uma vacina experimental estão sendo avaliados.
Febres virais hemorrágicas - grupo de doenças virais, podem ser severas e letais, como a febre amarela e o Ebola. Os vírus se hospedam em insetos e animais, mas são transmitidos pelo contato com o fluido de pessoas doentes. Febres, fadiga, dores e até hemorragias internas nos casos mais severos. Não reagem a antibióticos. Só existem vacinas para febre amarela e a febre hemorrágica argentina.
Brucelose - causada pelas bactérias do gênero Brucella, raramente é fatal nos homens, provoca lesões no fígado e no baço. Contato com animais doentes ou ingestão de carne e leite contaminados. Febre contínua, mal-estar e dor de cabeça. Coquetel de antibióticos, entre os quais a doxiciclina e rifampina. Vacinação de bois, porcos e cabras.
Cólera - causada por um bacilo, o Vibrio cholerae, provoca diarréia e desidratação. Por meio de água contaminada ou ingestão de alimentos lavados com água contaminada. Febre e diarréia surgem até cinco dias após o contágio. Sem tratamento, pode ser fatal. Antibióticos, como a tetraciclina, associados a reidratação do organismo. A vacina dá proteção parcial. A prevenção também é feita com antibióticos.




Fonte: Revista Época, de 22 de Outubro de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.