quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Distúrbios do sono e odontologia

Segundo estudos médicos, o ronco é um problema que acomete cerca de 45% dos adultos ocasionalmente e 25% dos adultos habitualmente. De fato, o ronco ocorre quando obstruções da via aérea superior (onde o ar passa para chegar aos pulmões) estão presentes, seja em nível de nariz e/ou de orofaringe (a parte da faringe que se comunica com a boca).
O problema é que este problema, aparentemente inofensivo, pode vir a ser um fator de risco para algumas patologias significantes, que vão se agravando progressivamente, à medida do avançar da idade. De acordo com o especialista em Ortopedia Facial e Ortodontia, Gerson Köhler, alguns sintomas podem ser preocupantes. "Hipertensão, isquemia (supressão da circulação sangüínea) cardíaca e AVC (acidentes vasculares cerebrais), são as enfermidades mais comuns derivadas da obstrução respiratória", afirma.
Para todos os casos, a avaliação do grau de severidade de ronco ou de apnéia por obstrução de via aérea superior é realizada através de um exame chamado "polissonografia", efetuado pela medicina otorrinolaringológica e do sono. Este exame, de alta sofisticação, mas acessível também através de planos de saúde, monitora todos os acontecimentos durante uma noite de sono do paciente.
De acordo com a Academia Americana de Medicina do Sono (American Academy of Sleep Medicine), a recomendação é que seja feito uso de aparelhos intrabucais para os casos diagnosticados como de expressão leve, ou moderada, de episódios de ronco e apnéia do sono. Estes aparelhos, podem diminuir em até 50% o índice de ocorrência do número de apnéias noturnas e trazer grande benefício - e bem estar durante o sono - ao paciente.
O uso destes aparelhos intrabucais (as órteses) tem sido objeto de estudo em vários centros médicos voltados às pesquisas de patologias do sono em todo o mundo, mas principalmente nos EUA, e são grandes auxiliadores à esses grandes distúrbios respiratórios do sono, afirma o Professor Gerson Köhler, com convicção. Na atualidade estes distúrbios do sono, que antes eram tratados pelos médicos otorrinolaringologistas e neurologistas (medicina do sono), tem, atualmente, uma valiosa colaboração (através das órteses intrabucais) proporcionada também pela Odontologia e suas especialidades, principalmente aquelas voltadas à integralidade morfológica e funcional do rosto, conclui o especialista.

Fonte :Esteta Beleza e Arte em Odontologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.