sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Exame Médico Pericial

Exame Médico Pericial
Tem como finalidade a avaliação da capacidade laborativa do examinado, para fins de enquadramento na situação legal pertinente, sendo que o motivo mais freqüente é a habilitação a um benefício pretendido.
O EMP deverá ser o mais detalhado possível levando-se em observação as alegações e comprovações do segurado, pois assim poderemos avaliar a incapacidade que possa existir no exame psico- físico.
Aspectos fundamentais a serem considerados no laudo clínico:
1- Legibilidade: o laudo deve ser facilmente legível, uma vez que ele não pertence ao médico, mas sim à instituição e poderá ser manuseado por inúmeras pessoas.
2- Autenticidade: deve retratar realmente aquilo encontrado ou constatado sem interferências subjetivas de cunho pessoal do examinador.
3- Objetividade: deve conter aquilo que é essencial e claramente descrito sem perder-se em exposições secundárias e sem valor que fogem ou nada contribuem para o fim proposto.
4- Coerência: um bom laudo leva àquele que lê as mesmas conclusões do examinador. O laudo deve conter todos os elementos necessários a uma conclusão lógica e uniforme independentemente de quem o examina.
Outros elementos fundamentais:
1- Identificação, nome, data de nascimento, idade, estado civil, idade, sexo, cor, naturalidade, nacionalidade, RG/CTPS
2- Registro correto da(s) profissão(ões) com a função exercida (atual e passada)
3- Profissão, tempo na profissão, situação funcional
4- Data do afastamento do trabalho(DAT)
5- Causa do afastamento do trabalho
6- HMA: descrição sumária da doença ou do acidente, uso de medicamentos, etc.
7- Benefícios anteriores? Recursos? Ações judiciais?
8- Descrição das lesões: precisa, objetiva e ser morfológica e funcional. Objetivar comprovando ou não as queixas, visando os elementos que guardam relação direta com a atividade laborativa.

Fonte : higieneocupacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.