terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Insônia e jet lag

Insônia e jet lag
As pessoas que viajam sabem como a mudança de fusos horários pode afetar os padrões do sono. Apesar da infinidade de dicas e técnicas sobre como prevenir o jet lag, a única maneira de combatê-lo é começar ajustando o relógio biológico dias antes de viajar. Isso significa alterar gradualmente seus horários de dormir e de acordar. Mas, isso definitivamente funciona.

Primeiro, você deve verificar se no seu destino o seu horário estará adiantado ou atrasado. Comece ajustando seus horários de dormir e de acordar vários dias antes de sua viagem, de acordo com o número de fusos horários que você vai atravessar.
Pesquisas demonstram que para cada fuso horário que se atravessa, é necessário pouco menos de um dia para ajustar o relógio biológico. Assim, tudo o que você fizer antes de viajar para ajustar seus horários de dormir e de acordar será válido.
Para a viagem no sentido leste, para cada hora a mais de fuso horário, você deve dormir a cada dia uma hora mais cedo. Para se preparar para a viagem no sentido oeste, você simplesmente deve aplicar o princípio inverso, indo para a cama uma hora mais tarde. É bem conhecido entre os viajantes o fato de que para a maioria das pessoas parece ser mais fácil a adaptação quando se viaja de leste a oeste do que no sentido contrário.

Infelizmente, tal procedimento se torna difícil para aqueles que atravessam mais de seis fusos horários. Você só pode ajustar seu horário de dormir antes de ele se tornar incômodo de outras formas. Nessas situações mude seu horário tanto quanto for prático fazê-lo antes da partida. Quando chegar ao destino, comece imediatamente a agir de acordo com o horário local, isto é, durma durante a noite e levante e mantenha-se ativo durante o dia.

Embora você provavelmente sinta alguns sintomas do jet lag por pelo menos alguns dias, você se sentirá melhor do que se não tivesse feito absolutamente nenhum ajuste. Uma outra boa mudança, não importa em que direção você vai viajar, é ter umas duas noites de bom sono antes de partir.

Fonte :howstuffworks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.