terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Insônia e trabalho noturno

Insônia e trabalho noturno
O trabalho noturno pode causar insônia por tornar quase impossível o sono em um horário regular.

Trabalho em turnos não são naturais para nosso organismo. Nossos corpos são programados para trabalharem de dia e em um horário regular. Trabalhar em horários artificiais com horas à noite tem suas conseqüências. Pessoas que têm essa rotina tendem a dormir mal e, quando estão acordadas, têm sua capacidade de atenção diminuída. Também sofrem mais acidentes, são menos eficientes no trabalho e têm mais estresse em casa.

Infelizmente, não existe uma solução perfeita para pessoas que trabalham regularmente no turno da noite, mas a seguir estão algumas dicas que podem ajudar.


Escolha um horário para dormir que minimize a separação entre você e sua família. E reserve algum tempo todos os dias para passar com seu cônjuge e/ou filhos.
Ao decidir quando vai dormir, mantenha esse horário o mais regular possível, mesmo nos fins de semana ou nos dias de folga.
Planeje suas atividades de modo que elas não interfiram no seu sono. Por exemplo, se você dorme logo após o trabalho, seja cliente de um banco que tenha um horário noturno.
Como regra, limite o sono a um único período longo em vez de períodos mais curtos com pequenos cochilos.
Minimize as perturbações comuns do dia, como telefone, campainha e outras. Se necessário, arranje um pager que sua família possa usar para entrar em contato em caso de emergência.
Impeça a entrada do som externo ligando algum aparelho com ruído ou usando fones de ouvido.
Não deixe o sol bater na cama ou use máscara de dormir, e evite ao máximo a entrada de claridade na hora de dormir.
Seguindo essas sugestões, você poderá aliviar o desgaste que o turno da noite causa em você e em sua família.

Fonte :howstuffworks

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.