quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A QUALIDADE DO AR EM AMBIENTES HOSPITALARES CLIMATIZADOS E SUA INFLUÊNCIA NA OCORRÊNCIA DE INFECÇÕES

RESUMO: Ambiente climatizado é aquele onde a temperatura e a umidade do ar é controlada. Realizamos uma revisão bibliográfica, no período de 1990 - 2001, nos bancos de dados MEDLINE, LILACS e Ministério da Saúde - Brasil, com o objetivo de analisar a qualidade do ar em ambientes hospitalares climatizados e sua eleição como fator de risco para infecção hospitalar - IH. Foram encontrados 23 artigos, agrupados conforme o enfoque temático em: padrões e normas para manutenção da qualidade do ar; qualidade do ar e isolamento de microrganismos; qualidade do ar e ocorrência de infecção. Ventilação, manutenção e limpeza dos sistemas compõem o padrão de qualidade do ambiente. Aspergillus, Legionella, Acinetobacter, Clostridium, Nocardia, entre outros gêneros, foram encontrados em aparelhos de ar condicionado, sendo os três primeiros responsabilizados por surtos de IH, evidenciando a necessidade de medidas de controle de qualidade do ar em ambientes hospitalares climatizados.

Fonte: revistas ufg May Socorro Martinez Afonso, Anaclara Ferreira Veiga Tipple, Adenícia Custódia Silva e Souza, Marinésia Aparecida do Prado, Patrícia Staciarini Anders

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.