segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Reprocessamento e reutilização de material odonto-médico-hospitalar de uso único: busca de evidências pela revisão sistemática de literatura científic

OBJETIVOS: busca de evidências científicas que suportem ou não a prática de re-processamento e reutilização de artigos odonto-médico-hospitalares originalmente de uso único. MÉTODOS: estudo de revisão sistemática realizado em 2004, por meio da análise de vinte publicações de pesquisas básicas e uma revisão sobre esta temática, a qual considerou seus escopos, tipos de investigação, testes realizados e resultados. RESULTADOS: apesar da maioria delas constituiu-se estudos experimentais controlados, apenas três eram randomizados. Constatou-se grande variedade de artigos investigados, escopos, métodos de re-processamento empregados e testes realizados, o que contribuiu para resultados divergentes. CONCLUSÃO: conclui-se que tal prática não pode ser realizada indiscriminadamente, com base no conhecimento atual, sendo imperioso considerar cada caso, validando protocolos de re-processamento e reuso baseados em conhecimento científico com níveis de evidência bem estabelecidos.

Fonte : Scientific commons Denser,Carla Patrícia Amaral Carvalho, Lacerda,Rúbia Aparecida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.