terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Teste das Múltiplas Latências do Sono

Teste das Múltiplas Latências do Sono

È o exame mais utilizado para a quantificação objetiva do grau de sonolência diurna . Tem como objetivo verificar a tendência de adormecer na ausência de fatores de alerta. É padronizado e consiste no registro de cinco exames polissonográficos (paciente deitado em sala escura e silenciosa) durante o dia com duração de 20 minutos cada e intervalo de 2 horas . Calcula-se a latência do sono, sendo que a média da latência para início do sono deve situar--se entre 10 e 20 minutos. Latências menores que 10 minutos são indicativas de sonolência excessiva diurna.
È indicada para o diagnóstico de quadros que cursam com hipersonolência diurna (como Narcolepsia, Síndrome da Apnéia do Sono, Hipersonolência Diurna Idiopática..).
Para a realização do Teste das Múltiplas Latências do Sono é importante que o paciente não esteja tomando medicações depressoras do Sistema Nervoso Central nos últimos 15 dias e que não tenha privação de sono prévia.
Usualmente realiza-se a polissonografia de noite inteira precedendo ao Teste das Múltiplas Latências do Sono

Fonte: neurosono.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

Quem sou eu

Joinville, Santa Catarina, Brazil
Por Ricardo Toscano, Cirurgião-Dentista graduado pela Unifal, especialista em odontologia do trabalho pela UFSC, mestre em odontologia area de concentraçao em implantodontia cirurgica/protetica pelo Instituto latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontologico,reabilitador oral clinico. Responsável técnico pelo Instituto Odontologico Toscano. Notícias,ferramentas e artigos na área de Reabilitação Oral com ênfase na interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.